Reis atuais e eméritos da Espanha aparecem juntos no funeral de Elizabeth II

Londres, 19 set (EFE).- O rei e a rainha da Espanha, Felipe VI e Letizia, sentam-se ao lado do rei emérito Juan Carlos e da rainha Sofia no funeral de Elizabeth II, realizado nasta segunda-feira na Abadia de Westminster, em Londres, o que marca a primeira imagem conjunta dos quatro desde 2020.

O funeral também contou com a presença de presidentes, reis, príncipes, primeiros-ministros, embaixadores e convidados especiais, para prestar homenagem a Elizabeth II, que reinou por 70 anos.

Segundo a Casa Real espanhola, Felipe VI participará hoje da cerimônia religiosa que vai acontecer antes do enterro da rainha Elizabeth II na Capela de St George, no Castelo de Windsor.

Dom Felipe aceitou o convite feito pelo rei Charles III às famílias reais para participar do serviço religioso, que é de natureza mais íntima do que o funeral de Estado que aconteceu em Westminster.

A rainha Sofia, mãe de Felipe VI, vai acompanhá-lo, e a rainha Letizia não poderá comparecer, pois terá que pegar um voo para Nova York, onde tem compromissos. O rei Juan Carlos, por sua vez, recusou o convite, de acordo com a Casa Real.

O caixão com os restos mortais de Elizabeth II chegará às 15h (11h de Brasília) nas proximidades do Castelo de Windsor, e uma hora depois entrará na Capela de St George, onde cerca de 800 convidados vão participar de uma cerimônia religiosa oficiada pelo deão de Windsor, David Coney.

Ao final do serviço, o caixão será levado para a cripta real da capela, onde também serão enterrados os restos mortais do príncipe Philip, marido da rainha, que morreu em 2021 aos 99 anos.

Às 19h30 (15h30 de Brasília), Elizabeth II será enterrada em uma cerimônia privada que contará com a presença de membros da família real. Uma placa de mármore em seu túmulo terá a inscrição: «Elizabeth II 1926-2022». EFE