
Londres, 19 set (EFE).- Os restos mortais da rainha Elizabeth II foram enterrados neste segunda-feira, na cripta real da capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, junto aos de seu marido, Philip, informou a família real.
“A rainha foi enterrada junto ao duque de Edimburgo na capela memorial do rei George VI”, diz o comunicado.
Os membros mais próximos da família real britânica assistiram a uma cerimônia de portas fechadas na qual deram o último adeus à soberana, que ocupou o trono durante as últimas sete décadas.
O sepultamento encerra um dia histórico para o Reino Unido, no qual centenas de líderes mundiais prestaram homenagens a Elizabeth II durante a manhã, em um grande funeral de Estado na Abadia de Westminster e dezenas de milhares de cidadãos se despediram da rainha em uma procissão pelas ruas de Londres.
Já pela tarde, uma cerimônia mais reduzida, que contou com 800 convidados, prestou tributo no Castelo de Windsow, a residência onde a soberana mais costumava passar o tempo.
No final desse serviço, a Coroa Imperial, o orbe e o cetro que tinham sido símbolos do seu reinado desde 1952 foram retirados do caixão, e os restos mortais foram levados para a cripta. A laje de mármore sobre a sepultura da rainha foi gravada com as inscrições: “Elizabeth II: 1926-2022”. EFE