EFE/RITCHIE B. TONGO

WhatsApp pode ser proibido na Rússia por descumprimento de leis

Moscou (EFE).- O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp pode ser totalmente bloqueado na Rússia por descumprir as leis locais e não impedir seu uso por golpistas, alertou nesta sexta-feira o regulador russo de comunicações, Roscomnadzor.

«A limitação gradativa das chamadas no WhatsApp começou em agosto, fato informado pelo Roscomnadzor à mídia. As limitações são implementadas por etapas, permitindo aos usuários começar a utilizar outros sistemas de mensagens. Recomendamos a migração para os serviços nacionais», informou a entidade em um comunicado.

Banner WhatsApp

O órgão assinalou que, «caso o sistema de mensagens não cumpra as exigências da legislação russa, será então totalmente bloqueado».

A Rússia limitou parcialmente, em agosto, as chamadas pelos serviços de mensagens instantâneas Telegram e WhatsApp para combater o crescente número de golpes realizados por essa via, argumentando que esses sistemas «se tornaram os principais serviços usados para enganar e extorquir, e para envolver cidadãos russos em ações de sabotagem e terrorismo».

Segundo informou o Roscomnadzor na ocasião, ambos os serviços «ignoraram as reiteradas exigências de tomar medidas» a respeito.

O crescente número de golpes telefônicos obrigou a Rússia a tomar medidas: em março, as autoridades habilitaram aos russos a possibilidade de «autobloquear» suas solicitações de crédito, uma opção adotada imediatamente por milhões de usuários.

Segundo o Ministério do Interior, apenas em 2024, mais de 448 mil russos foram vítimas de fraudes on-line, com prejuízos que chegaram a 200 bilhões de rublos (cerca de US$ 2 bilhões).

Junto com as restrições contra WhatsApp e Telegram, a Rússia apresentou como alternativa o serviço de mensagens nacional MAX, promovido como mais seguro pelas autoridades russas. EFE