Moscou (EFE).- O Kremlin afirmou nesta terça-feira que está se preparando para as negociações de quinta-feira com a Ucrânia em Istambul e que os membros da delegação russa serão anunciados somente quando o presidente Vladimir Putin «considerar necessário».
«A parte russa continua se preparando para as negociações programadas para quinta-feira», declarou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, em sua entrevista coletiva diária por telefone.
Sobre os funcionários que farão parte da equipe de negociação russa, o porta-voz disse apenas que «quando o presidente considerar necessário, nós o comunicaremos».
Putin propôs no último domingo a Kiev que fossem realizadas negociações de paz no dia 15 de maio em Istambul, onde ocorreram em 2022 as últimas conversas entre os dois lados.
Embora Putin não tenha aceitado a proposta europeia de uma trégua de 30 dias, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou sua disposição de viajar à cidade turca para se encontrar com seu homólogo russo.
O Kremlin ainda não respondeu à oferta de Kiev, mas a imprensa e os analistas consideram improvável que Putin se reúna com o líder ucraniano, com quem se encontrou pela última vez em Paris, em dezembro de 2019, mais de dois anos antes do início da guerra.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou hoje à Arábia Saudita em sua primeira viagem ao exterior, não descartou viajar para Istambul caso sua presença «fosse útil».
Peskov, por sua vez, descartou a participação de países europeus no processo de negociação, argumentando que «a Europa se posicionou completa e totalmente ao lado da Ucrânia».
«Sua posição não é equilibrada. Está mais a favor da guerra (…) para continuar a guerra. Isso contrasta com a posição demonstrada, por exemplo, em Moscou ou Washington», acrescentou. EFE



![[FILE] Dmitri Peskov EFE-EPA/ALEXANDER ZEMLIANICHENKO / POOL](https://i0.wp.com/efe.com/wp-content/uploads/2026/03/rss-efe4329a2ec7e25f3f0829a19c210cbd754fbd67d8cw.webp?fit=300%2C200&ssl=1)


