El ministro de Exteriores de Ucrania, Dmytro Kuleba, en una imagen de archivo. La CPI anunció la orden de arresto de Putin
Dmytro Kuleba. EFE/Arquivo/MARTIN DIVISEK

Ucrânia diz a enviado chinês que não aceitará perda de território em troca de paz

Kiev (EFE) – O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, se reuniu nesta quarta-feira em Kiev com o enviado especial da China Li Hui, a quem informou que seu país não aceitará um plano de paz que envolva a perda de território.

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, a viagem de Li se deveu ao acordo entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Xi Jinping em uma conversa por telefone no dia 26 de abril.

Banner WhatsApp

Durante a reunião com Kuleba foram discutidas as relações entre Ucrânia e China, bem como formas de impedir a agressão russa, de acordo com a declaração.

Kuleba informou Li «em detalhes» sobre os princípios «para a restauração de uma paz estável e justa baseada no respeito à soberania e à integridade territorial da Ucrânia», enfatizando que «a Ucrânia não aceita nenhuma proposta que envolva a perda de seus territórios ou o congelamento do conflito».

O ministro também observou a importância da participação da China na «Fórmula de Paz» apresentada por Zelensky, bem como na iniciativa do corredor de grãos do Mar Negro e como garantidora da segurança nuclear.

Depois de Kiev, o representante chinês para assuntos eurasiáticos deve visitar Berlim, Paris e Varsóvia e, no final do mês, viajará para Moscou, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. EFE