Lviv (Ucrânia) (EFE).- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta sexta-feira que vai apresentar um pedido de adesão do país à Otan em regime de urgência.
«Estamos dando um passo decisivo ao assinar o pedido da Ucrânia de adesão à Otan em caráter acelerado», disse Zelensky na plataforma de mensagens Telegram pouco depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinar a anexação, pelo país, de quatro territórios ucranianos controlados em quase toda a sua extensão pelas forças russas.
Zelensky comentou que a Ucrânia, «na prática», já está a caminho de se tornar membro da aliança militar e mostrou sua «compatibilidade» com os padrões militares dela, que são «reais» para Kiev tanto no campo de batalha como na interação com os integrantes.
«Há confiança mútua, nós nos ajudamos e nos protegemos uns aos outros. Isso é a aliança», afirmou.
Com isso, de acordo com ele, a Ucrânia vai apresentar o pedido ainda nesta sexta-feira para transformar a adesão em uma realidade no campo formal.
Zelensky se reuniu com o Conselho Nacional de Segurança ucraniano nesta sexta-feira, em um dia em que Putin assinou tratados de anexação, pela Rússia, das quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas pelo país: Zaporizhzhia, Kherson, Donetsk e Lugansk, que representam cerca de 15% do território da Ucrânia.
A decisão do Kremlin foi tomada após a realização, entre 23 e 27 de setembro, de referendos não reconhecidos pela comunidade internacional nesses quatro territórios. EFE



![[FILE] Dmitri Peskov EFE-EPA/ALEXANDER ZEMLIANICHENKO / POOL](https://i0.wp.com/efe.com/wp-content/uploads/2026/03/rss-efe4329a2ec7e25f3f0829a19c210cbd754fbd67d8cw.webp?fit=300%2C200&ssl=1)


