Madri (EFE).- O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, confirmou que a Espanha já concedeu ao líder oposicionista venezuelano Edmundo González Urrutia o status de asilado que ele havia solicitado após sua chegada ao país europeu em 8 de setembro, e que ele será notificado nos próximos dias.
Albares explicou o panorama em declarações a jornalistas antes de falar à Comissão de Assuntos Ibero-Americanos do Senado.
De acordo com o ministro, nesta manhã ele tomou um café da manhã de trabalho com González Urrutia para analisar sua situação pessoal e a da Venezuela, e o informou sobre as conclusões do último Conselho Europeu em relação ao seu país.
Os 27 Estados que integram a União Europeia adotaram por unanimidade um apelo por «uma transição pacífica, democrática e inclusiva, respeito aos direitos humanos e a libertação de todos os prisioneiros políticos», lembrou o ministro.
Sobre a intenção de Edmundo González Urrutia de ir à Venezuela no dia 10 de janeiro para tomar posse como presidente, o ministro disse que não revelaria os detalhes «precisos» da conversa particular que tiveram e se referiu ao que já disse sobre esse assunto em várias ocasiões.
González Urrutia, por meio de sua conta na rede social X, também informou sobre essa reunião com Albares, concentrando-se no documento do Conselho Europeu, que também enfatiza que a União Europeia «mobilizará todas as ferramentas à sua disposição para apoiar a democracia e uma transição pacífica e inclusiva na Venezuela». EFE



![[FILE] Dmitri Peskov EFE-EPA/ALEXANDER ZEMLIANICHENKO / POOL](https://i0.wp.com/efe.com/wp-content/uploads/2026/03/rss-efe4329a2ec7e25f3f0829a19c210cbd754fbd67d8cw.webp?fit=300%2C200&ssl=1)


