Redação Central (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta sexta-feira como agitador e «talvez insurgente» o enfermeiro Alex Pretti, que morreu no último dia 24 após ser baleado por um agente de imigração em Minnesota quando se encontrava ajoelhado no chão e imobilizado por vários membros da segurança.
«O agitador e, talvez, insurgente Alex Pretti perdeu muito valor após o vídeo recentemente publicado», escreveu o mandatário americano em sua rede «Truth Social», em reação a um vídeo divulgado recentemente de um embate do enfermeiro com um grupo de uniformizados, gravado 11 dias antes de sua morte.
Nas imagens, é possível ver como um grupo de ao menos cinco agentes federais, fortemente armados, segura Pretti e o joga no chão, depois que o homem os insultou, golpeou um de seus carros e quebrou uma das lanternas traseiras.
O material não captura o início da confusão, mas mostra Pretti junto a outros civis gritando e usando apitos para alertar sobre a presença de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), uma das táticas usadas pelas comunidades em Minneapolis e outras cidades dos EUA para protestar contra as agressivas táticas migratórias do governo Trump.
Os agentes no vídeo lançam gás lacrimogêneo e balas de borracha em direção aos manifestantes e, eventualmente, soltam Pretti, entram novamente nas caminhonetes e se retiram da área.
Em declarações à emissora «CBS News», o advogado que representa a família de Pretti confirmou que o homem, que trabalhava como enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Departamento de Assuntos de Veteranos, havia sido «agredido violentamente por agentes do ICE» uma semana antes de ser baleado.
«Nada do que aconteceu uma semana antes pode justificar o assassinato de Alex pelas mãos do ICE», acrescentou o advogado.
Segundo a versão de Trump, o enfermeiro «grita e cospe na cara de um agente do ICE muito tranquilo e controlado» — algo que as imagens divulgadas sobre o incidente não mostram — e «depois chuta loucamente um veículo governamental novo e muito caro, com tanta força e violência que a lanterna traseira se quebrou em pedaços».
Para o presidente, a ação de Pretti «foi uma mostra de abuso e ira, à vista de todos, desequilibrado e fora de controle. O agente do ICE estava tranquilo e sereno».
As acusações de Trump contrastam com os depoimentos de diversas ONGs nacionais e internacionais e de políticos que acusam precisamente os agentes de imigração de cometer abusos e de se excederem em suas funções.
Pretti é o segundo civil morto por agentes do Estado desde que o governo Trump iniciou sua operação em Minneapolis, uma cidade governada por políticos da oposição democrata. A americana Renée Good, de 37 anos, também foi baleada por um agente do ICE em 7 de janeiro, provocando uma onda de protestos na cidade. EFE





![[FILE] Dmitri Peskov EFE-EPA/ALEXANDER ZEMLIANICHENKO / POOL](https://i0.wp.com/efe.com/wp-content/uploads/2026/03/rss-efe4329a2ec7e25f3f0829a19c210cbd754fbd67d8cw.webp?fit=300%2C200&ssl=1)


